O que é kundalini?

Kundalini

De acordo com o documentário no Gaia, Episódio 6 do Yogic Paths. Kundalini and Kriya: Energy and Transformation, durante milenios, a grande maioria das religiões ancestrais apresentam um mesmo conceito. 

A ideia de uma força cósmica dormente na base da espinha dorsal. 

Na tradição Yogic essa força é chamada Kundalini, o termo Sanskrito para aquilo que está enrolado. 

Yogi Amandeep explica no documentário que Kunda é o conceito quando estamos apertados, reduzidos, espremidos em todas as esferas de nossa vida, e Lini significa florescer. 

Dr Jim Mallinson do Sanskrit & Classical Studies em SOAS da Universidade de Londres nos informa que existem citações sobre Kundalini em alguns dos primeiros textos do Hatha Yoga, onde mostram uma cobra subindo da base da espinha pelo canal central. Nos séculos 13 e 14 outras tradições começam a usar o conceito e adaptar para sua linhagem. Dr. Mallinson diz que é aqui que começamos a ver um influxo maior em Tantra onde Kundalini e os Chakras são extremamente importantes. 

O acordar do Kundalini é entendido como a dissolução do ego e o acordar da divindade, sua ascensão desfaz todos os bloqueios e percepções trazendo assim o entendimento do absoluto e da nossa natureza divina. 

 

Kundalini

O que é Kundalini?

Kundalini é bioenergia, é a energia viva, consciente. 

Como nossa mente é condicionada pelo nosso ambiente e onde fomos criados, nós não temos acesso a essa energia, ela está dormente e poderá ficar dormente por toda a vida. Na tradição acredita-se que a energia de Kundalini está ativa até os três anos de idade, por isso a magia em relação a tudo e todos. 

Com o passar dos anos essa energia se torna dormente e o Ego se fortifica cada vez mais, com a ascensão desta energia nosso corpo se transforma, ela toma conta do nosso sistema nervoso, ela toma conta do cérebro, uma vez banhado nessa energia nossas percepções são alteradas. 

Essa energia tem a capacidade de limpar todos os traumas e negatividades, todas as facetas da nossa personalidade que são conectadas diretamente com a noção de separação (ego) perdem sua força. 

Nós nos destacamos do passado, toda a bagagem que não nos serve mais é despejada. 

Nossa consciência toma uma nova dimensão e o mundo se transforma. Nós percebemos o mundo de uma maneira nova.  

Todo o processo de Kundalini é acordar a energia feminina Shakti, que está dormente, fazê-la subir pela espinha de encontro com a energia masculina de Shiva. 

 

Kundalini

Esse processo de ascensão da energia por meio do sistema de sete Chakras é conhecido como o acordar da Kundalini. 

Para que essa ascensão ocorra todos os Chakras devem estar girando em equilíbrio. 

A ideia de ascensão pode se tornar distorcida, pois a busca pelo equilíbrio que Yoga traz é para ser vivido momento por momento, com a ideia de que estamos fazendo nosso melhor, trabalhando com a integração do corpo, mente e coração. A ascensão da energia de Kundalini é uma consequência e não pode ser determinado por nenhuma ação ou técnica. 

Forçar a ascensão desta energia pode ser extremamente perigoso e deve ser evitado. 

O que é Kundalini Yoga?

Kundalini Yoga busca integrar os aspectos mentais, físicos e energético do corpo por meio da mistura de técnicas de Yoga de várias linhagens e práticas focando na ascensão da energia de Kundalini. 

Kundalini enfatiza a mudança da era cósmica, a mudança entre os valores piscianos de dinheiro, poder e controle para a Era de Aquário de informação, elevação da consciência e energia. De acordo com Yogi Amandeep nós entramos na Era de Aquário em 11/11/11, e essa era é sobre a nossa conexão com o planeta. 

Nossos próximos 2000 anos é a era da mãe Terra. 

É essa informação que a energia de Kundalini busca trazer, que tudo tangível ao seu redor é uma extensão do seu ser. Nós esquecemos, e adotamos a visão egoística de separação, nós maltratamos a nossa própria mãe Terra de todas as maneiras que podemos pensar. Mas entramos na Era da Criação, e começamos a acordar nossa consciência e percepções para esse novo paradigma de conexão. 

 

Kundalini

Quem popularizou Kundalini Yoga no Oeste? 

Kundalini foi uma prática sagrada por milhares de anos, Yogi Bhajan trouxe a tona e popularizou as técnicas. A minha linhagem não é a mesma que a dele, meu professor é da linhagem de Babaji, Lahiri Mahasaya Swami Sri Yukteswar Giri. Seu guru Ramachandra foi discípulo de Swami Sri Yukteswar, e meu professor Raj Pandey passou dezesseis anos no seu Ashram.

As técnicas que eu ensino são similares às ensinadas por Yogananda Paramahansa, porém muitas delas podem apenas ser passadas de mestre para discipulo. 

Em meio a todos os ensinamentos, um conceito se eleva acima de todos os outros.  

O aumento da consciência e presença. 

Por meio da atenção plena e adoção de técnicas nós mergulhamos no mar de nosso ser e começamos a entender e manipular nossa energia em favor ao crescimento espiritual, e consequentemente nos tornamos pessoas mais agradáveis, mais felizes e contentes. 

O trazer da consciência e entrega para todas as atividades do nosso dia nos abre para uma esfera de calma, integração, aceitação e admiração. 

O que são Kriyas?

Kundalini trabalha com Kriyas, que são movimentos controlados para a manipulação do Prana, por isso tem que ser feito com concentração total e conhecimento para que não ocorra resultados indesejados. 

Kriya significa ação com uma intenção. 

Kundalini utiliza Kriya para alterar e limpar o corpo energético, acordar, desbloquear e liberar a passagem da energia de Kundalini. 

Kundalini trabalha também na preparação do corpo, mente e sistema nervoso para que seja possível lidar com a ascensão da energia.

 

Kriya Yoga

Quais são as práticas que fazem Kundalini Yoga?

Em Kundalini utilizamos mantras, Pranayamas, Asanas, repetição de movimentos para que o corpo entre em alinhamento. 

Aqui usamos entoação de mantras para que haja uma dinâmica do movimento da língua em função a glândula pineal. Com o toque da língua em certos meridianos de energia sutis, acontece uma ativação do hipotálamo, que mandará uma mensagem para a glândula hipófise, que ativará a glândula pineal, assim abrirá a dinâmica entre a glândula pineal e os diversos órgãos e sistemas no nosso corpo. 

Apenas com o entoar do mantra você é capaz de ativar todo esse sistema límbico que altera como você se sente, como você se comporta, altera como você percebe a si mesmo e ao mundo. 

Kundalini e Kriya é uma tecnologia que ajuda todos os nossos sistemas funcionar em equilíbrio para que possamos alcançar o melhor estado de consciência disponível para nós. 

Na minha linhagem de Kundalini Pranayamas é a ação mais importante na prática, sem desmerecer Asanas, mas a respiração tem o poder de alterar nosso sistema nervoso e consequentemente nossa consciência. 

Uma importante parte do entendimento sobre o que é Kundalini é que não estamos aqui buscando o acordar da energia, mas sim preparando o corpo, a mente e a conexão com o cosmo para tal ação. 

Kriya Yoga foi popularizada por Paramahansa Yogananda, e consiste de quase as mesmas técnicas que eu aprendi na minha capacitação para me tornar professora de Kundalini e Kriya. Aqui é combinado todas as essências dos outros caminhos do Yoga, utilizamos Asanas, Pranayamas, e Kriyas para movimentar o prana de volta para a espinha dorsal e estimular os sistemas necessários para que o corpo, a mente e a energia da vida entre em coerência, atingindo o estado necessário Kundalini poderá ascender sem qualquer perigo, e a pessoa poderá experienciar uma nova consciência.*

* Maior parte desse texto foi traduzido do documentário no Gaia, Episódio 6 do Yogic Paths. Kundalini and Kriya: Energy and Transformation

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga meus canais para mais Yoga e seus benefícios


Cainara Burton é instrutora de Yoga certificada em Londres na modalidade Hatha Integral Yoga (200hr) e atualmente estuda Yoga Tradicional com enfoque em Kriya e Kundalini (500hr) na Austrália onde ela mora com seus dois filhos, marido, lagarto e cachorro. Ela é também certificada em Yoga para crianças (50hr). 

Sua paixão é acordar em todos a fagulha divina para que nosso mundo tenha o mais lindo futuro imaginável.

Siga nas mídias sociais.  

Gostaria de receber mais informações sobre Yoga e saúde mental?

Termos e condições | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara. 2020

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.