Exemplo do vídeo explicativo de Saudação ao Sol
Bem estar nas escolas
Como Yoga pode auxiliar professores e alunos
O mundo mudou!Todos tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, o que por si só já causa confusão mental e medo.
Como seres sociais regidos por normas invisíveis, dependemos de contratos silenciosos, mas como se adaptar a uma nova realidade que não tem precedente?
Uma realidade que nos confunde e desafia nossas habilidades cognitivas?
É isso que esse artigo busca responder.
A beleza da individualidade e do saber que é interno e não dependente de contratos silenciosos, mas sim de uma força que faz parte de cada um de nós.
Essa força que é acessada por meio do Yoga e distribuída para todos que com presença e intenção se redescobrem por meio da auto inquisição.
Nosso mundo está precisando se redescobrir, se transformar, se alinhar com uma nova realidade.
Dentro do escopo de transformação, escolas são os portais que devemos abrir.
Profissionais que trabalham em escolas sofreram com essa adaptação imposta pelo novo normal. Pressão social, financeira, mental, emocional e física se mostraram desafiadoras, mas a paixão e o amor pelas crianças fizeram com que cada um que forma esse sistema encontra-se forças, mas as consequências para a saúde mental de todos foram pesadas, Orgiles citado por Morgul (2020), demonstrou no seu estudo com famílias no Reino Unido que mais de 85% dos pais relataram mudança no estado mental e comportamental de seus filhos, com 76,6% enfatizando dificuldade em concentração.
Essa informação assusta os profissionais que devem trabalhar usando exatamente o que está faltando.
Concentração.
Além disso o nível de estresse causado pelos lockdowns afetaram os pais, que consequentemente fizeram o mesmo com as crianças. (Spinelli et al, citado por Morgul (2020).
As crianças estão voltando a vida normal mas com uma bagagem que antes não existia.
Escolas terão que inovar.
É preciso encontrar respostas para os problemas apresentados por esse período desafiador.
É aqui que o Yoga nas Escolas pode ajudar.
Num estudo piloto feito em Nova York pesquisadores demonstraram que Yoga pode auxiliar na saúde mental das crianças, em particular na reação negativa a eventos, como brigas, gritos, e bater. Os adolescentes que participaram desse experimento reportaram se sentir relativamente mais relaxados e em controle (Berger et al. 2009).
Além de ajudar os alunos, Yoga e meditação (Atenção Plena) oferecem vantagens para os educadores, num outro estudo realizado em Nova York onde os pesquisadores introduziram Yoga e atenção plena, professores que participaram do experimento demonstraram reduções no estresse fisiológico como cortisol e redução da pressão sanguínea.
Num outro artigo Rachedi et al (2019) informa como intervenções baseadas em Yoga demonstraram resultados positivos em auto regulação em crianças.
Está claro que escolas precisam adaptar para esse novo normal, e uma das soluções mais práticas é utilizar as técnicas de Yoga para ajudar tanto os alunos quanto os professores.
A pergunta é, como oferecer Yoga de uma maneira simples sem sobrecarregar professores, ou mesmo o financeiro da escola:
As alternativas disponíveis não são viáveis para muitas escolas, como por exemplo, contratar uma professora externa.
Três empecilhos aparecem para esse tipo de intervenção.
1 – Qualidade do professor
Yoga não é regulamentado, e existem cursos que oferecem a capacitação, mas que não testam o conhecimento dos professores. Para a escola contratar um bom profissional é preciso que a coordenadora pedagógica entenda o que é Yoga.
2 – Respeito dos alunos
Todas as vezes que profissionais de fora da escola chegam para oferecer qualquer prática nova para crianças que eles não conhecem há uma curva de adaptação que muitas vezes se torna empecilho para a prática.
3 – Disponibilidade
Caso a escola contrate uma ou um professor, esse poderá oferecer a prática a apenas uma classe. Fazendo com que o alcance do Yoga dependa da disponibilidade do professor e de quanto a escola pode pagar para tal intervenção.
Vamos olhar agora na possibilidade de treinar a professora ou professor:
1 – Sobrecarregados
Professores já estão sobrecarregados, e ensinar Yoga não é igual a praticar Yoga. Para oferecer uma aula de Yoga o professor não recarregará as forças, mas sim se sentirá ainda mais cansado.
2 – Capacidade
Professores de sala não são aptos para oferecer atividades físicas, muitas vezes Yoga é desafiador e eles não se sentem capazes de oferecer uma aula de Yoga que é complexa para ser ministrada.
Exemplo do vídeo de Saudação ao Sol com menos de quatro minutos
Qual a alternativa?
Yoga nas Escolas oferece uma solução prática.
Yoga nas Escolas é um programa de Yoga e Mindfulness baseado em vídeos online onde o professor tem a oportunidade de escolher qual prática caberá melhor no momento.
O professor poderá praticar com as crianças, ou então se ocupar com qualquer outra atividade que esteja atrasada.
Os vídeos são geralmente curtos para que a criança possa começar a desenvolver a habilidade proposta.
Por exemplo, o programa oferece vídeos de apenas dois minutos onde a criança aprende respiração controlada, outros de cinco minutos onde a criança fará uma sequência de Asanas que trabalhará todos os grandes grupos musculares, ou então mais longos para aquele momento que é necessário combinar todos as ferramentas.
Cada vídeo foi pensado para responder as necessidades dos alunos e professores ao mesmo tempo.
O programa é baseado em Yoga Tradicional e oferece um esquema de exploração que não é oferecido em aulas avulsas de Yoga.
As habilidades das crianças são construídas aos poucos para que elas se sintam capazes de praticar o Yoga, e também adaptar o aprendizado, para o que no Yoga é conhecido, como Yoga fora do tapete.
O programa trabalha meditação, relaxamento, plasticidade cerebral, coordenação, consciência corporal, auto estima, compaixão, respiração, e muito mais.
Com o programa Yoga nas Escolas cada professor tem a oportunidade de oferecer para seus alunos os benefícios do Yoga sem sobrecarregar nem os alunos, ou os professores, além disso todos os alunos da escola poderão se beneficiar do programa ao mesmo tempo sem necessidade de contratar profissionais ou capacitar professores.
Se a sua escola tem interesse entre em contato, será um prazer ajudar os professores e alunos da sua escola se sentirem bem e felizes.
Referência
Evren Morgül, Angeliki Kallitsoglou & Cecilia A. Essau 2020, ‘Psychological effects of the COVID-19 lockdown on children and families in the UK’, Revista de psicología clínica con niños y adolescentes, vol. 7, no. 3, pp. 42–48.
McMahon, K, Berger, M, Khalsa, KK, Harden, E & Khalsa, SBS 2021, ‘A Non-randomized Trial of Kundalini Yoga for Emotion Regulation within an After-school Program for Adolescents’, Journal of Child and Family Studies, vol. 30, no. 3, pp. 711–722.
Rashedi, RN, Rowe, SE, Thompson, RA, Solari, EJ & Schonert-Reichl, KA 2021, ‘A Yoga Intervention for Young Children: Self-Regulation and Emotion Regulation’, Journal of Child and Family Studies, vol. 30, no. 8, pp. 2028–14.