Respiração Controlada pode alterar nosso estado emocional?

Um estudo sobre respiração controlada feito pela Universidade de Pisa, Italia afirma o seguinte: “encontramos evidências de maior flexibilidade psicofisiológica ligando atividade parassimpática, atividades do SNC (Sistema Nervoso Central) relacionadas ao controle emocional e bem-estar psicológico em indivíduos saudáveis durante técnicas de respiração lenta.” 

Traduzindo para a nossa linguagem leiga, sim, respiração controlada pode alterar seu estado emocional. Aqui eu incluo TODOS nós. Dos mais velhos até os mais novos. Se você quiser ensinar seus filhos o poder da respiração esse episódio é perfeito para isso.

Yoga vem ensinando Pranayamas por mais de sete mil anos, mas como Yoga não precisa esperar por uma pesquisa com peered review para ensinar o que funciona, ela está, vamos dizer que, sete mil anos a nossa frente. 

Cientificamente falando, nosso sistema parassimpático é o nosso estado de relaxamento e digestão. O nosso sistema simpático, que não é tão simpático assim, é o nosso sistema estressor.

Pense na seguinte situação, você está na floresta e uma cobra aparece, você vai entrar em estado de sobrevivência. 

Quantas vezes você viu uma cobra cruzar seu caminho? Eu pessoalmente, duas vezes. Mas não conheço muita gente que teve essa experiência.

Agora, quantas vezes você se sentiu estressada ou estressado por que estava atrasada ou atrasado? (Vamos combinar em dizer, estressada, estou cansada de escrever para mulheres no masculino, e acho que chegou a hora de mudar essa regra gramatical). 

Voltando ao nosso estado estressado. 

Respondendo a minha pergunta. 

Quantas vezes você se estressou por causa de atraso? Eu acredito que diversas vezes. 

O que nos leva a próxima pergunta.

Como usar a respiração controlada para elevar nosso estado emocional?  

Você pode usar somente a respiração para controlar seu estresse, porém, vai ser mais efetivo se você usar a respiração profunda, (caso não saiba como respirar direito aconselho a assistir esse vídeo onde ensino como utilizar todo o potencial dos seus dois pulmões), e também a produção deliberada de pensamentos. 

O que é a produção deliberada de pensamentos? Parece que é um termo que eu acabei de inventar, porque é. Ficou cientifico.  

E é isso que você deve fazer, inspirar, expirar, e pensar em algo positivo, criativo. Se não é possível ir tão longe comece apenas levando a sua consciência para algo que vai ancorar o seu cérebro, pode ser a temperatura a sua volta, a sensação da roupa na sua pele, o gosto da pasta de dente, a textura da parede (abraça a parede!), ou talvez a árvore, agora sim estamos conversando.

Faz sentido?   

respiração controlada

Meu desejo é que você chegue num estado de calma e equilíbrio. Para isso o uso da respiração juntamente com a ativação de pensamentos neutros (por um momento), e depois positivo, no segundo momento, vai te levar a um lugar muito melhor do que deixar a mente devanear pelas perspectivas de vibração baixa. 

O chamado pensamento negativo. 

Cientificamente falando, eu já escutei diversas pessoas dizendo que o terapeuta tinha dito para que elas parassem (tem homem aqui também, mas lembre-se que eu estou reivindicando o direito de me expressar no feminino).

Retornando, 

Os terapeutas falam, respire fundo, mas não ensinam como respirar fundo (de novo, te convido a clicar aqui se você não tem certeza se sabe respirar profundo). 

Então para finalizar a nossa conversa, eu desejo que essa informação fique com você para sempre.

A respiração é a chefe da mente!

Pense em algo positivo, inspire e expire devagar, seu cérebro vai alterar as frequências cerebrais, você vai sair de Beta para Alpha, e se você chegar no estado meditativo mais profundo, ali, terá a experiência de Theta. 

O que isso significa? Em termos práticos queremos que nosso cérebro seja capaz de entrar e sair das frequências com rapidez. 

Quando entendemos a conexão entre a mente e a respiração podemos manipular as duas para que tenhamos mais calma. 

O segredo aqui é saber como voltar para um estado harmonioso.

Se você tem interesse em aprender mais sobre a mente e como Yoga e a respiração pode te ajudar a ser um ser humano mais equilibrado, te convido a conhecer meu canal e começar a expor toda a sua famílias aos ensinamentos do Yoga. 

Obrigado por ter lido meu artigo. Espero que com o Yoga sua vida se torne mais harmoniosa e deliciosa. 

Até a próxima e boa Yoga. 

 

Namaste! 

Siga meus canais para mais Yoga e seus benefícios

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Gostaria de receber mais informações sobre Yoga e saúde mental?


Cainara Burton é instrutora de Yoga certificada em Londres na modalidade Hatha Integral Yoga (200hr) e atualmente estuda Yoga Tradicional com enfoque em Kriya e Kundalini (500hr) na Austrália onde ela mora com seus dois filhos, marido, lagarto e cachorro. Ela é também certificada em Yoga para crianças (50hr). 

Sua paixão é acordar em todos a fagulha divina para que nosso mundo tenha o mais lindo futuro imaginável.

Siga nas mídias sociais.  

Termos e condições | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara. 2020

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.