Quais são os benefícios do Yoga para crianças?

Sete Razões Porque Seus Filhos Deviam Fazer Yoga Todos Os Dias

Quais são os benefícios de Yoga para crianças? 

Falar sobre Yoga e os seus benefícios é uma daquelas atividades que vale a pena. 

Sabe quando você tem uma experiência incrível com algo e a sua melhor amiga te pergunta se ela devia tentar também…

A alegria brota de dentro do seu coração e você dispara a falar…

Essa sou eu agora querendo explicar o porquê do Yoga ser uma das melhores atividades para crianças.

Os benefícios do Yoga são incontáveis, mas eu vou me esforçar para contabilizar e categorizar…

Vamos lá…

1 – Aumenta a Auto estima

Yoga ajuda a criança gostar mais dela mesma.

Yoga não é competitivo, não existe o “eu sou bom ou eu sou ruim” em Yoga.

Yoga apenas é.

É uma atividade que experienciamos.

Com a conexão entre o corpo e a mente a criança começa a entrar no seu próprio universo, adicionando a conexão com o coração, ela entende que o importante é o que está dentro, não fora.

São muitos aspectos explorados no Yoga e auto-estima.

Um dos aspectos que vale muito a pena praticar é o poder da escolha consciente.

Escolher aceitar onde estamos, e escolher almejar um estado mais positivo. Por meio das Asanas (posturas) as crianças encontram limitações, como por exemplo não conseguir tocar no chão numa Uttanasana. Com essa consciência a criança estabelece que existem limites, mas com prática ela testemunha as mudanças físicas e mentais.

Isso estabelece uma correlação entre estado atual e o poder da mudança. Assim fazendo com que ela acredite que é possível mudar.

2 – Ajuda na Concentração

Yoga é uma atividade lenta, as posturas são praticadas com cuidado e atenção, nós pausamos em cada postura e respiramos, conectando assim a mente com o corpo.

Essa velocidade e processo aumentam a concentração naturalmente.

Mover o corpo escutando as instruções e copiando a professora ajuda a criança a desenvolver novas conexões cerebrais.

Os movimentos do Yoga não são típicos, por isso o cérebro tem que se adaptar e prestar mais atenção.

Resultado: melhora na concentração.

3 – Ensina Inteligência Emocional

Yoga ajuda crianças a entenderem suas emoções. 

Seja por meio das Asanas (posturas) ou Pranayamas (respiração controlada). Yoga é uma exploração do nosso ser.

Eles começam a prática aceitando onde estão, e de lá conscientemente, começam a alterar o estado emocional por meio dos movimentos e respiração.

A respiração controlada ensina que por meio de um ato simples como respirar profundo nós mudamos nosso estado emocional.

Ferramentas como essas fazem com que a criança comece a perceber que emoções são transitórias, além disso, elas aprendem que temos que nos conectar com os nossos sentimentos, sejam eles qual forem, e aos poucos, com gentileza, utilizamos nosso poder de escolha para chegarmos a um estado melhor.

4 – Melhora Coordenação Motora e Consciência Corporal

Hatha Yoga é o ramo do Yoga que você provavelmente conhece, Hatha Yoga é o Yoga das Asanas.

Hatha Yoga move nosso corpo como poucas atividades. As crianças têm a possibilidade de explorar movimentos para todos os lados e direções. Como Yoga é feito devagar com instruções específicas as crianças têm tempo de parar, pensar, sentir e conectar, criando assim conexões entre o corpo e o movimento.

Por exemplo quando sentamos nós prestamos atenção na nossa coluna, nos ombros, nos músculos do rosto… Em Trikonasana posicionamos os pés em lugares específicos, focamos na nossa coluna, observamos e manipulamos o quadril, movemos os braços e os ombros, inspiramos e expiramos na postura.

Todo esse processo cria novas conexões cerebrais e fortalece a conexão entre a mente e o corpo.

5 – Auxilia na Integração Dos Hemisférios Cerebrais

Nossa sociedade está acostumada a favorecer uma das mãos, escrevemos, escovamos o dente, dirigimos, jogamos bola, etc, sempre com a mesma mão.

São poucas pessoas que usam os dois lados do cérebro para atividades cotidianas.

Yoga favorece a integração dos dois hemisférios do cérebro. Quando realizamos as poses dos dois lados, por exemplo em Trikonasana, pose do Triângulo nós começamos pela perna esquerda, realizamos a postura para um lado, e depois repetimos do outro lado.

É fascinante como um lado do corpo é diferente do outro, repetindo as posturas permite que os hemisférios conversem melhor um com o outro e isso faz uma diferença imensa para o desenvolvimento saudável da criança.

Em tratamentos para crianças especiais com Autismo por exemplo a integração sensorial é parte fundamental. O que demonstra como esse tipo de atividade é válida para que a criança tenha um cérebro equilibrado e saudável.

6 – Melhora a Saúde Física 

Movimento é vida, estagnação é a doença do século. Com movimento nosso corpo funciona melhor. 

Hoje em dia nossas crianças passam um tempo imenso sentadas, ou mesmo movendo sempre para as mesmas direções, o que chamamos de flexão e extensão.  o que as deixa com falta de flexibilidade e atrofia certos músculos. 

Hatha Yoga foi criado para mover todos os músculos em todas as direções, fortalecendo os músculos e deixando o corpo flexível. 

Novamente o exemplo do Trikonasana, as crianças movem o corpo lateralmente, o que é chamado de desvio lateral. Esse tipo de movimento não é realizado no nosso cotidiano, ou na realidade esse tipo de movimento é raro. Por isso Yoga é especial, ok, talvez não por causa do desvio lateral, mas é um bom ponto positivo.

7 – Melhora a Saúde Mental

Yoga é conhecida mundialmente pelos seus efeitos na saúde mental. 

Yoga trabalha com a integração do corpo e da mente, assim doenças como depressão, ansiedade, e outras disfunções mentais podem ser tratadas efetivamente com a prática do Yoga. 

Eu dei aulas para crianças com as mais variadas dificuldades mentais, desde problemas de raiva, Toque, e outras diversas disfunções. 

Uma das mães dos meus alunos na Inglaterra me falou que ela percebeu uma diferença imensa da coordenação motora do filho dela, e também me reportou que ele ficava mais calmo depois das aulas.

Essa criança tinha diversas disfunções, desde autismo até Dispraxia que é a falta de comunicação entre o cérebro e os nervos. 

Milhares de pessoas já curaram suas aflições mentais praticando Yoga, eu sou uma delas.

Yoga acalma o sistema nervoso.

Yoga é uma atividade como nenhuma outra. 

A sua prática é o antídoto para a nossa sociedade imediatista, consumista e materialista, Yoga nos torna pessoas melhores, Yoga torna o mundo um lugar melhor.

Se você tem interesse, esse é o meu canal no Youtube onde eu ofereço Yoga para toda a família. Desde o avô até o netinho! 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga meus canais para mais Yoga e seus benefícios

Cainara Burton é instrutora de Yoga certificada em Londres e atualmente estuda Kriya e Kundalini Yoga na Austrália onde ela mora com seus dois filhos, marido e lagarto. Ela é também certificada em Yoga para crianças. 

Com habilidades que vão desde cozinhar uma refeição com três ingredientes até editar vídeos em tecnologias ultra modernas, Cainara mistura seus conhecimentos em Yoga, controle da mente, positividade, lei da atração, e mais outros diversos assuntos, e cria seus conteúdos originais e cheio de energia. 

Siga nas mídias sociais e transforme sua existência.

Termos e condições | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara. 2020

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.