Quais são os benefícios de praticar Yoga?

Para começar a falar sobre os benefícios do Yoga é preciso primeiro olhar para os malefícios da nossas sociedade atual. 

Você conhece alguém que sofre de crises nervosas, ou tem dor nas costas, ou mesmo precise de uma hora para se desligar da loucura moderna?  Pense em qualquer problema moderno… 

É exatamente nisso em outros milhares de problemas que a Yoga age sobre. 

Os benefícios do Yoga são imensos, Hermógeneses, no famoso livro Yoga para Nervosos diz, “ousamos inventariar alguns fatores explicativos: vascularização cerebral abundante, oxigenação intensificada, harmonização do ritmo respiratório e ampliação da função, ação mecânica sobre órgãos de regulação neuro-hormonal, afetando beneficamente a homeostase psicofísica, relaxamento neuromuscular, quietação e concentração mentais (sem tensão)” 

Traduzindo Yoga faz bem para todos. Faz muito bem para seu corpo físico, para sua mente e também para seu campo energético.

Para falar sobre os benefícios vou separá-los em três áreas.

  1. Benefícios Físicos 
  2. Benefícios Psicológicos 
  3. Benefícios Espirituais 

Afinal Yoga é a conexão entre o corpo, a mente e o espírito nada mais justo separá-los. Ou não seria justo porque é sobre conexão e eu estou os separando?   

E com isso aprendemos a primeira lição do Yoga, vivemos num mundo de dualidade. 

Vamos lá. 

Quais são os benefícios físicos do Yoga

1. Você fica mais forte

O Yoga trabalha com todos os músculos do seu corpo, cada Asana foca em um grupo, ou as vezes em vários. A verdade é que uma aula bem estruturada vai ser capaz de mover músculos que você nunca imaginou existir. 

2. Você fica mais flexível 

Todos sabem que o Yoga abre áreas do corpo que não estão acostumadas a serem abertas, é um alonga para lá, puxa para cá. No final o resultado é uma abertura maior do corpo e consequentemente melhor circulação sangüínea e oxigenação. 

3. Você desintoxica 

O Hatha Yoga foi criado para desintoxicar o corpo para que os Yogis pudessem ficar mais tempo meditando sem ter que se preocupar com dores e doenças. Por isso as Asanas procuram apertar áreas do corpo que geralmente não apertamos. E com esse aperta aqui e solta ali toxinas são liberadas. 

4. Cada postura tem um benefício 

De acordo com meu professor Raj Pandey São mais de 80 mil Asanas, cada uma delas tem um benefício. Se você está com dor nos ombros existe uma Asana para te ajudar, dor nas costas, temos também, pescoço não mexe, não se preocupe temos opções. Não importa o problema que você tenha, Yoga sempre vai ter alguma postura que irá te ajudar. 

5. Você relaxa e cura 

Existem diversos tipos de Yoga, alguns são mais energéticos outros mais calmos. A maioria das práticas incluem algum tipo de relaxamento profundo. Esse tipo de relaxamento promove no corpo reações que ajudam a curar o corpo. Relaxamento é essencial para uma boa saúde, e com Yoga você aprende como relaxar de verdade.

6. Você energiza e fortalece 

Muitas Asanas trabalham com as glândulas responsáveis pelos nossos hormônios. Se você tem uma vida muito estressante pode ser que suas glândulas adrenais estejam debilitadas, posições onde você acentua a curvatura das costas ajuda a tonificar e consequentemente aumenta a energia do seu corpo.

E quais são os benefícios psicológicos do Yoga?  

1. Você se acalma

O estar presente no agora e estar conectado com o corpo é uma das armas secretas do Yoga. O Yoga ensina que devemos ter uma mente focado em um ponto, em inglês é chamado one pointed mind. Quando você consegue se focar nos movimentos do corpo junto com o ritmo da respiração a sua mente se acalma. Multitasking é o pior! 

2. Você tem mais foco 

O Yoga ensina a focar sua mente em um objetivo fazendo com que a habilidade de focar se fortaleça. A próxima vez que você tiver que focar em algo será com uma facilidade e naturalidade muito maior. 

3. Você integra os dois lados do seu cérebro 

Yoga é justo, se você faz de um lado, você vai ter que fazer do outro. Com isso você usa os dois lados do cérebro e quando fazemos isso nós fortalecemos a conexão entre eles, e quando fortalecermos essa conexão tudo funciona melhor. 

4. Você fica mais feliz 

Yoga é também um exercício físico (lembre-se que estou explicando basicamente Hatha Yoga), e como qualquer exercício físico a liberação de hormônios como dopamina acontece naturalmente, o que nos deixa muito mais feliz. Além disso a natureza meditativa do Yoga ajuda a trazer uma felicidade mais plena e duradoura do que quando comparada com a maior parte de outros exercício (se bem que Tai Chi and Chi Quong é bem bom também).

5. Diminui ansiedade, depressão ou qualquer outro desequilíbrio emocional 

A mistura entre exercício físico, relaxamento, meditação e manipulação respiratória faz do Yoga uma benção para pessoas que precisam de uma ajuda para equilibrar a mente. Yoga é tão poderoso que você pode sentir os efeitos após uma aula apenas. 

6. Yoga ensina conceitos fundamentais para se viver em harmonia 

Ensinamentos como aceitação, autoconhecimento, coragem, dedicação, humildade, amor ao próximo e a si mesmo, entre outros tantos… são bases para a prática do Yoga.

E quais são os efeitos espirituais?  

1. Yoga foi criada para alcançar o estado espiritual mais avançado

Yoga é uma ciência de manipulação da mente para que no final aconteça a transcendência da mente chegando ao conhecimento final da nossa verdadeira natureza. Parece complicado e místico, não vou mentir, é extremamente complexo e muito místico. 

2. Yoga alinha seu corpo energético

Yoga trabalha com seus Chakras, acreditando ou não que eles existam você se beneficiará em ter seus Chakras alinhados e desbloqueados. 

3. Yoga abre seu coração

Asanas que trabalham com a curvatura das costas fazem com que a energia flua mais livremente na área do coração liberando emoções tóxicas e permitindo uma fluidez maior de emoções mais puras. 

4. Yoga aumenta sua freqüência energética 

Se você, além de trabalhar fisicamente, começar a praticar os mantras você irá alterar por meio do som e do pensamento a sua freqüência energética fazendo com que seu campo ressoe com vibrações mais altas. 

5. Yoga te conecta com a fonte 

Yoga trabalha com a divindade que está dentro de todos nós. O Yoga ensina que a divina consciência, Deus, ou sei lá eu como você prefere chamar, está dentro de nós e que se trabalharmos bem e com foco, mais cedo ou mais tarde, essa conexão se estreita e a felicidade aparece espontaneamente.

Venha praticar Yoga comigo. Aqui você vai encontrar Yoga para a família toda!

Siga meus canais para mais Yoga e seus benefícios

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Termos e condições | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara. 2020

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.