Pular para o conteúdo
Home » Blog » Dicas de como ensinar posturas de yoga para crianças.

Dicas de como ensinar posturas de yoga para crianças.

Sumário

Você já ouviu falar de Lev Vygotsky? Ele é um dos maiores pensadores no mundo da pedagogia. Vygotsky acreditava que o aprendizado da criança acontece dentro de um certo ponto. É muito difícil, ela perde o interesse. Muito fácil, ela grita, “ahhh, isso é muito fácil, que chato!”. E você, professora, olha e pensa: o que vou fazer se metade não consegue e a outra metade acha chato?

Não se preocupe, pois o Yoga acomoda toda essa variação. Posturas são como aulas de inglês, começamos no básico, I am, You are, e passamos para verbos irregulares, run – ran – run, e terminamos com phrasal verbs, get up, get down, get away, e assim por diante. Com as posturas é igual, pense nelas como etapas: se a criança passou da primeira, ela está pronta para a segunda.

Além de olhar nas etapas, você precisa entender quanto tempo você tem para ensinar as crianças, e esse tempo é dividido em fases. Se você tem somente um dia (se divirta e ensine uma habilidade somente – respiração), mas se é um grupo que você irá ensinar por um período, separe então o seu processo em fases para que você tenha um sistema que funcione.

Conhecimento básico – Como entender as Asanas

As Asanas são guiadas, na maior parte das vezes (se não em todas as vezes), pelo nosso esqueleto. Os alinhamentos são exatamente isso, alinhamentos dos ossos que são movidos pelos músculos e mantidos nos seus lugares por ligamentos e tendões.

Pense sempre nisso.

É simples você explicar para uma criança o que é o ísquio, fazê-la sentar em cima dos ossos, e então ter a vértebra se alinhando automaticamente. Sempre leve a explicação para a experiência, em vez de explicar verbalmente, deixe que elas entendam por meio do corpo.

Foque em experienciar as extremidades porque o sistema nervoso se matura de dentro para fora. Quanto mais a mente da criança chegar lá nos dedos dos pés, mais o sistema nervoso tem que criar aquelas avenidas neurais que transmitem informações.

As asanas são extremamente efetivas para crianças porque elas trabalham com movimentos, tempo e ritmo que não fazem parte do dia-a-dia delas, o que então desenvolve conexões neurais mais fortes. Quanto mais forte uma conexão é, mais informação passa por ela, e é esse o nosso objetivo. Desenvolver e fortalecer o sistema nervoso.

Isso nos leva para as Etapas.

Etapa Um – Avaliação Dos Três Amigos (Pé, Quadril, Ombros)

Etapa Dois – Conhecendo Profundamente Cada Amigo

Etapa Três – Criando os Laços Eternos  

Etapa Um – Avaliação Dos Três Amigos

Na sua aula, comece a notar o nível de controle que cada uma delas tem nos:

  • Pés
  • Quadril
  • Ombros
  • Respiração

Essa vai ser a sua base, como eu explico no Yoga Quest Alquimia da Realidade (curso de capacitação em yoga para crianças), essa é a sua escada de habilidade. Note e anote. Essas observações serão essenciais para que você possa realmente ajudar essas crianças.

Amigo Um – Pés

Muitas crianças sofrem com a comunicação entre o cérebro e o pé. Comece então explorando os pés. Veja esse post aqui para uma gama de exercícios que podem ajudar nessa etapa.

(INSTAGRAM)

Então se pergunte se eles têm essas capacidades de comando dos pés e dos dedos dos pés, e se elas são capazes de se equilibrar paradas. Se elas são capazes de se mover devagar com maestria.

Etapa Dois 

Conhecendo Profundamente os Pés

  • Posição que o pé está
  • Mover cada pé separadamente
  • Mover os dedos cada vez com mais maestria
  • Ter força suficiente para se manter na ponta dos pés
  • Ter habilidade para pular o mais alto possível
  • Conseguir se equilibrar nas Asanas

Exemplo: elas sabem onde o pé está apontando (fase 1), passe então para equilíbrio pedindo para que eles fiquem nas pontas dos pés, levantando um, abaixando o outro (fase 2), etc.

Dica: Para ter ainda mais estímulo, esses saquinhos aqui são feitos de sementes ou bolinhas para as crianças pisarem e se equilibrarem em cima. Quando eu levo os saquinhos para as aulas, eu saio com uma percepção absurda do meu próprio pé, parece que sou um L de tão grande que eu sinto os pés!

O segredo aqui é fazer com que as conexões neurais se estabeleçam; para isso, é preciso repetição e variação.

Esse mesmo processo é utilizado para o quadril e os ombros.

Vamos olhar para o quadril e o que precisamos demonstrar para as crianças.

Amigo Dois – O Quadril

O quadril e domínio de como ele se move pode definir se a postura fará bem para o corpo da criança. Quanto mais ela consegue movê-lo com maestria mais ela estará aumentando a flexibilidade. O quadril tem diversas conexões nervosas e a seu sistema muscular é complexo. Muitos movimentos básicos dependem da saúde do quadril como o flexionar e elevar a perna. Existe apenas positividade no aprendizado do funcionamento do nosso quadril. 
 

Etapa Dois 

Conhecendo Profundamente o Quadril 

  • Posição dos ísquios
  • Posição do cóccix
  • Movimento do sacro
  • Movimento separado dos quadris

Exemplo: elas sabem se estão sentadas em cima do ísquio (fase 1), passe então para equilíbrio pedindo para que elas se equilibrem no cóccix, levantando uma perna e abaixando a outra (fase 2), etc. Passaram pela fase 1 e 2, foque na combinação das fases para fortalecer os músculos. Nesse post aqui embaixo eu explico essa dinâmica.

Post

Como criar uma sequência de Yoga Asanas para desenvolver o domínio dos ombros das crianças

(Instagram)

Como criar uma sequência de Yoga Asanas para desenvolver o quadril das crianças

(Instagram)

Dica: assista aqui a dica.

Amigo Três – Os Ombros

Ombros são essenciais na realização das Asanas, e ter um comando rápido e preciso de seus movimentos podem fazer uma postura ser super divertida e efetiva, ou não! O que as crianças precisam dominar nos ombros? 
 

Etapa Dois 

Conhecendo Profundamente os Ombros

  1. Subindo para a orelha
  2. Descendo para os pés
  3. Abrindo as costas
  4. Abrindo o coração

Exemplo: elas sabem elevar os ombros até a orelha e baixar, abrir e fechar, um de cada vez (fase 1). Será que elas conseguem fazer isso enquanto se equilibram em alguma postura (fase 2)?

Essas três etapas, 1.1, 1.2, 1.3, são a fundação dos blocos das aulas que focam nas Asanas. A Etapa 2 Conhecendo Cada Amigo prioriza o desenvolvimento das percepções, a Etapa Três Criando os laços entre os Três Amigos busca a sincronia entre todos os movimentos. 

Etapa Três – Criando os laços entre os Três Amigos

É na Etapa três que começamos a explorar as Asanas. Sim, as etapas um e dois são apenas o começo. A diversão inicia mesmo depois que as crianças estabelecem essas conexões básicas. 

Você precisará de discernimento para avaliar o quanto você fica em cada etapa, mas não se prenda em ficar somente na fundação porque a aula pode ficar chata, fazendo com que as crianças percam o interesse. Misture com a respiração, um pouco de relaxamento, asanas, mantras. Mas fique com a sua antena ligada para saber o quanto mais elas precisam dessas instruções para que as conexões se estabeleçam fortemente.

Como prometido no título, precisamos falar sobre como explicar as Asanas de maneira concisa e efetiva. Se as crianças que você está ensinando aprenderam as etapas, elas estarão prontas para entrar nas asanas com mais facilidade.

Vamos usar Paschimottanasana como exemplo (veja aqui uma versão lúdica).

Primeiro, elas começam em Dandasana. Clique aqui e aprenda tudo sobre Dandasana. Sentada nos ísquios, leve o cóccix lá para trás, umbigo grudado nas costas, escápulas neutras, dedos dos pés apontando para a sua testa, eleve os braços inspirando, desça expirando.

Veja como será mais fácil eles controlarem os pés, quadril e escápulas. Sem as etapas que oferecem as fundações das Asanas, a prática ficaria muito mais difícil.

Então, como explicar certo as posturas para as crianças:

Faça com que elas tenham domínio dos pés, quadril e ombros que todas as outras explicações acontecerão com mais facilidade e a probabilidade muito mais de estarem certas.

Ensinar Yoga para crianças é um desafio, ainda mais nesse mundo moderno onde a mente é super estimulada e o corpo largado para o lado. Mas é por isso que somos essenciais! Se você quer ter mais certeza sobre o que está fazendo, se gostaria de ensinar Yoga com maestria, conheça o meu curso Yoga Quest Alquimia da Realidade, o preço é super acessível e a capacitação é um divisor de águas.

No mais, te desejo muita sorte na sua jornada.

Yoga e avante!

1 comentário em “Dicas de como ensinar posturas de yoga para crianças.”

  1. Andreia Cristina Viegas da costa

    Eu agradeço pela forma simples e direta que vc passa o seu conhecimento. Verdadeiramente quando termino uma leitura ou um vídeo seu, saio rica em em todos os detalhes! Não tem como não aprender vc é maravilhosa!Gratidão 🙏

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre Yoga

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading