Yoga Para Crianças, sequência para acalmar e se conectar em família.

Hoje é o segundo dia dos seis que estamos que ficar completamente presos dentro de casa! Adelaide, a cidade que moramos aqui na Austrália, teve dezessete casos de COVID e acabamos todos em total lock down. *(Como a vida é louca em tempos de COVID, antes mesmo de eu terminar esse post, tivemos um anúncio do governo que foi tudo um erro, que podemos agora sair de casa para nos exercitar e que as crianças voltarão para a escola!)

Voltando ao Yoga e a conexão…

Para minha filha, quando acontecem coisas assim ela perde o chão, o meu filho, que está no espectro de Autismo, você pensaria que entraria mais em parafusos que ela, mas é o contrário, Marshall na realidade se adapta a situações inusitadas muito melhor.

Além de tudo isso meu marido está passando por um problema de saúde muito sério, nessa parte acho que o Autismo ajuda Marshall, não sei exatamente o porquê, apenas sei que vejo uma grande diferença no comportamento sobre esse aspecto entre ele e a Eva.

Por que estou contando isso? 

Porque tenho um problema sério em sentar e brincar, Marshall ama brincar de guerra, enquanto Eva é tudo sobre dinossauros! Então eu uso o Yoga para ter aqueles momentos de regulação além de proporcionar um momento delicioso entre família.

Não é preciso ser professora de Yoga para conseguir envolver suas crianças na prática.

Yoga é uma atividade de concentração interna, e pode ser usada como uma atividade para acalmar o sistema nervoso seu e da criança.

O uso da respiração é conhecido pela neurociência como uma das mais poderosas armas para se acalmar e entrar num estado mais positivo.

Eu e a Eva numa sessão de Family Yoga no nosso quintal aqui na Austrália

Use essa pequena sequência para praticar um Yoga de 10 minutos com a sua criança e se delicie com a conexão.

O ideal é que você tenha dois tapetes.

Arrume os dois ou, um ao lado do outro, ou um na frente do outro.

História da Semente

Comece em Balasana.

Nós somos uma sementinha, estamos enterradas aqui em baixo da terra. 

Que delícia, escurinho, mmmm estou sentindo o cheiro de água!

Olha uma luzinha… começamos a crescer. Saímos do chão bem devagar e nos espreguiçamos! Awwww!

1 – (Alongamento)

Viramos para um lado (foque na torção abdominal e no alongamento das escapulas), damos oi floresta! Viramos para o outra lado, e dizemos oi floresta!

(Consciência corporal – subindo devagar com precisão)

Awww que delícia, essa Floresta é tão linda eu amo o cheiro das flores e plantas, Nossos galhos começam a crescer e nosso tronco começa a ficar mais forte! (Fique de pé)

2 – (Vrkasana) Clique aqui para aprender a entregar Pose da Árvore

Agora, como somos novinha, temos que prestar atenção em como podemos nos equilibrar. Peça para a criança fixar o olhar e começar a entrar na postura da árvore focando no pé que vai ficar no chão e começando no nível um da postura da árvore que é com os dedos dos pés da perna que vai subir tocando o chão e o calcanhar para cima.

2.1 (Trabalhar equilíbrio)

Aqui, comece a trabalhar com equilíbrio, adapte para a idade da sua criança, pode ser começar apenas retirando o pé do chão e elevando-o bem devagar.

Mostre para a criança que quanto mais ela ficar calma e se concentrar mais fácil vai conseguir encontrar o equilíbrio.

Se a criança não estiver pronta para se concentrar dessa maneira use esse Pranayama e veja se ela consegue entrar num estado maior de concentração.

Diga a ela, com jeitinho, estamos muito distraídas vamos ver se conseguimos fazer com que nos concentremos melhor.

3 – (Pranayama)

De pé, use duas ou três inspirações coreografadas com os movimentos dos braços.

3.1 – (Consciência corporal e mental)

Por exemplo, inspire metade da capacidade do pulmão, os braços vão para frente, paralelos ao chão, inspire a outra metade e os braços sobem para cima da cabeça, abra a boca e solte o ar pela boca, awwwwww!

Repita 5 a 10 vezes esse processo, varie o braço de lugar, depois repita, soltando o ar bem devagar, super devagar usando a técnica de Ocean Breath… se você não sabe o que é, esse meu episódio eu ensino para as crianças.

4 – (Equilíbrio)

Veja se a criança responde melhor para a postura de equilíbrio. Trabalhe os dois lados.

Perceba que a história parou e que entramos na parte mais física, pode ser que a criança comece a ficar entediada, o que é totalmente ok, faça um movimento que você sabe que ela consegue, e mostre a ela empolgação, assim a probabilidade dela tentar mais aumenta.

5 – (Dinâmico)

Depois das posturas de equílibrio, se a criança ainda estiver agitada tente colocá-la em Cão Olhando Para Baixo, e faça dinamicamente, de Bhujangasana para Cão para Baixo. Isso vai gastar a energia.

Volte para a história, diga que a árvore acabou de ver o cachorrinho passando, e ele estava junto com a cobra.

6 – (Meditação – conexão com o coração)

Quando perceber que a criança está calma e centrada, sente-se em perna de índio, e peça para que ela coloque a mão no coração e sinta o coração dela. Mande amor para a floresta, mande amor para os seres vivos do universo.

Então…

Essa é uma sequência que trabalha com diversas esferas do Ser. Aqui ela entra no mundo da criatividade, mas ao mesmo tempo trabalha com a coordenação motora e percepção interna. Posturas de equílibrio demandam muita concentração e adaptabilidade motora e também mental.

Pranayamas ajudam a criança perceber que a respiração pode sim alterar o estado emocional. A conexão com o coração oferece ao cérebro uma pausa desse mundo intelectual analítico, se uma criança aprender a linguagem do coração ela estará anos luz a frente de uma pessoa que somente funciona no nível intelectual do cérebro.

Adapte a sua prática para incluir a sua criança, se faltar inspiração assista meus vídeos, eles te darão varias ideias, exponha seus filhos a mágica do Yoga!

Quer aprender mais sobre como dar aulas de Yoga para crianças? 

Meu curso Yoga Quest Alquimia da Realidade oferece um mergulho no mundo e técnicas do Yoga com uma visão infantil única e original.

Yoga Quest Alquimia da Realidade

Yoga Tradicional Adaptada Para Crianças com Técnicas Originais e Divertidas

Siga meus canais para mais Yoga e seus benefícios

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Untitled design - 2020-05-08T121417.113

Cainara Burton é instrutora de Yoga certificada em Londres na modalidade Hatha Integral Yoga, Tantra na linhagem de Mahavatar Babaji e Kids Yoga na Austrália. 

É apaixonada pelo estudo da mente e assuntos espirituais.  Atua na sua série de Yoga Para Crianças no seu canal do Youtube, cria cursos, escreve teses, cozinha, lava, mas não passa, acha que é uma perda de tempo e energia. 

Sua missão é acordar em todos a fagulha divina para que nosso mundo tenha o mais lindo futuro de todos.

Siga nas mídias sociais.  

T&C | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara 2022

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.