Yoga e Transtorno Alimentício – Como Quatro Ideias do Yoga Ajudaram Meu Filho a Comer

Se tivesse um dia que eu pudesse congelar, colocar numa garrafinha e manter na minha memória para sempre, hoje seria esse dia.

Mas antes de te contar o que aconteceu, preciso voltar para 2012, nascimento do meu primeiro filho, na realidade seis meses depois, o momento em que o meu maior pesadelo até os dias de hoje aconteceu.

Meu filho não come nada que é saudável.

Antes dele nascer eu tinha planos e mais planos sobre a dieta perfeita que o meu bebê teria, nada de açucar, farinha branca ou produtos industrializados. 

Somente orgânico e fresco.

Começa então meu primeiro teste, a criança nunca abriu a boca para nada que venha da Mãe Terra, era como se ele não confiasse, ou tivesse medo.

Eu entrei em depressão, comecei a levá-lo em médicos e mais médicos, mas como ele estava crescendo dentro do padrão e não tinha nenhuma deficiência visível, a minha opinião era tida como exagerada.

Foi uma Dietician (Médica especializada em dietas, mas não nutricionista), em Harlen Street, uma das ruas mais prestigiadas no mundo pelo corpo médico que lá atende, que notou a hipersensitividade do meu filho.

Ele foi diagnosticado apenas com isso, Hipersensibilidade.

Começa então minha caça a agulha no palheiro.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Compartilhe!

O que é Hipersensitividade, o que causa, quais são os outros transtornos que acompanham tal diagnostico, como viver e melhorar essa sensitividade? 

Cavando a internet em inglês (graças a deus que falo inglês, porque em português a gente não encontra quase nada), me deparei com o termo, Transtorno de Processamento Sensorial.

Dentro desse termo amplo, vi que havia ramificações sensoriais, e elas iam para todos os lados, criança que é sensível a luz, e não é sensível ao tato, outras que são sensíveis ao cheiro, mas não sentem gosto de comida.

Um mundo cheio de sensações misturadas que desorganizam total a mente da criança.

Depois de pesquisar como uma estudante de PHD, descobri que no caso da minha família era uma pane no tato e no paladar, junto com textura.

Durante esses oito anos eu criei as estratégias mais malucas, era leite batido com ovo cru, saindo do de codorna, passando pelo de galinha, terminando no de pato. Suco cold press com todas as frutas que você pode imaginar, vitaminas com as mais variadas sementes, até que mudei o liquidificador, a textura mudou e lá se foi a vitamina batida.

Só Deus sabe o que passei para alimentar meu filho, enquanto me tentava funcionar com depressão e ataques de nervo.

Foi quando encontrei o Yoga e descobri que na verdade meu filho é o meu maior professor.

Me descobri no Yoga, estudei por anos e hoje sou certificada internacionalmente, mas muito mais que apenas uma profissão, Yoga me ensinou como a mente trabalha.

Foi assim que aos poucos comecei a ensinar meus filhos sobre os diversos níveis de consciência.

Minha paixão pelos mecanismos da mente humana me permitiram ter conversas que tocavam ideias especificas inerentes a experiência humana, e com argumentos construtivos ofereciam uma nova perspectiva a eles.

Medo

Em Yoga medo é considerado uma mentira porque faz parte dessa realidade que não passa de uma ilusão. Medo é a reação da mente e corpo quando ameaçados. Por não sermos apenas a mente ou corpo, podemos acessar uma inteligência mais alta quando entendemos que aquele medo não é real.

Ilusão

Apenas o fato de saber que o medo não é real já oferece uma nova perspectiva para criança. Para que meu filho entendesse que o medo não é real dei o exemplo de quando ele tinha pavor de colocar a cabeça embaixo d’água, perguntando se ele ainda tinha medo. Claro, me respondeu que não, então lhe mostrei que se o medo fosse real ele não teria desaparecido logo depois que a ação tivesse sido realizada.

Responsabilidade

Mostrei também que nós somos os donos do nosso destino, não podemos esperar que outras pessoas resolvam os nossos problemas, nosso estado interno é dependente das ideias e crenças que contamos para nós mesmos, e que muitos outros nos contam. Se ele diz que existe um problema na maneira que ele percebe o ato de comer, esse problema se materializará.

Renascimento

No Yoga o agora é o único momento que existe, vindo dessa perspectiva temos o poder de mudar qualquer narrativa que vem sendo imposta na nossa existência.

Na questão da comida conversei com meu filho sobre como ele via a sua história com comida, e todas as vezes que ele permitia ver o momento a partir da lente do medo, seria exatamente isso que iria acontecer, medo se instalaria, e nada poderia ser mudado.

Para ter acesso a mudança é necessário primeiro entender o que está errado, sem enfrentar o problema nada pode ser alterado.

Não há como concertar algo que não sabemos nem que está quebrado.

Olhar de frente para o espelho quebrado nos faz perceber que é apenas a representação que está disforme, a fonte da realidade, nós, que estamos olhando no espelho, somos perfeitos. É o espelho que tem que ser trocado. Não a pessoa que está olhando.

No caso do meu filho, a representação que ele via era uma totalmente disforme, enquanto ele mesmo, não tem problema nenhum, era só uma questão de trocar o espelho, mudar a lente com que estamos observando a nós mesmos.

Contar uma nova história, aquela que gostariamos que seja verdade, vivê-la a partir de um espaço novo.

Demorei mais de cinco anos para entender realmente o que isso tudo significa, Yoga nos ajuda a entender a nós mesmos, a ter mais compaixão com o próximo e com todos os “defeitos” que carregamos, Yoga é uma brisa fresca numa realidade de 50 graus.

O Yoga é com certeza a ciência mais completa para a felicidade humana.

Se todas as famílias tivessem acesso aos ensinamentos dessa arte milenar o mundo seria um lugar cheio de coragem e compaixão.

Untitled design - 2020-05-08T121417.113

Cainara Burton é instrutora de Yoga certificada em Londres na modalidade Hatha Integral Yoga, Tantra na linhagem de Mahavatar Babaji e Kids Yoga na Austrália. 

É apaixonada pelo estudo da mente e assuntos espirituais.  Atua na sua série de Yoga Para Crianças no seu canal do Youtube, cria cursos, escreve teses, cozinha, lava, mas não passa, acha que é uma perda de tempo e energia. 

Sua missão é acordar em todos a fagulha divina para que nosso mundo tenha o mais lindo futuro de todos.

Siga nas mídias sociais.  

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

T&C | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara 2021

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.