Como Hatha Yoga pode auxiliar no aprendizado?

Yoga é uma prática que acalma o sistema nervoso, melhora a concentração, integra os dois hemisférios do cérebro, ajuda no desenvolvimento de coordenação motora e consciência corporal. Além de facilitar o aprendizado.

Como Yoga promove todos esses benefícios? 

Yoga promove o foco total por meio da prática de atenção plena, conhecida em inglês como Mindfulness. Foco é essencial para o aprendizado, podemos dizer que Yoga auxilia a criança a desenvolver esse “músculo” de maneira simples, e efetiva.

Por exemplo: para a criança manter uma das posturas ela utilizará o sentido vestibular e de propriocepção juntamente com outros sentidos. Para que ela entre nas posturas ela precisará seguir instruções específicas. Hatha Yoga permite que a criança tenha tempo de escutar a instrução e praticar a postura, integrando assim a instrução com o movimento.

Em terapias ocupacionais essas técnicas são utilizadas para integrar o cérebro da criança, meu filho mais velho tem Transtorno de Processamento Sensorial, esse transtorno tem um efeito terrível no cérebro, a criança entra em estado de alerta e o cérebro pára de se comunicar efetivamente entre si e isso causa diversos problemas psicológicos.

infográfico Yoga

Yoga pode ser usado para intervir e ajustar esse estado psicológico.

Por exemplo: a postura que mais lhe beneficia é a postura da criança, conhecida em Sânscrito como Balasana. Nessa postura a criança está sentada entre os calcanhares, com o torso dobrado sobre as pernas e a testa no chão.

Você deve estar se perguntando e qual é o efeito no cérebro que a postura oferece? 

Pense num momento em que você estava estressada, imagine agora que você leva a mão a testa e esfrega-a. Já prestou atenção que todos nós fazemos esse movimento? Isso acontece porque nos acalmamos quando temos pressão na testa.

Você já viu que uma pessoa mentalmente institucionalizada, geralmente se segura em posição fetal? Pois é, esse é um outro mecanismo do corpo para que possamos nos sentir seguros.

E quando alguém te ameaça, o que você faz?  Baixa a cabeça, e protege a garganta.

Instintivamente nós protegemos nossa garganta pois ela é a parte mais delicada do nosso corpo.

Voltamos então a Balasana.

  • Pressão na Testa
  • Posição Fetal
  • Garganta Protegida
infográfico pose da criança, hatha yoga, benefícios para crianças

Essa é uma das razões que Yoga pode também ser usado no auxilio de doenças psíquicas. Nosso corpo tem a chance de descansar em posições regeneradoras permitindo que o cérebro descanse.

O que nos leva a próxima pergunta.

Como Yoga auxília no foco? 

Um estudo sobre Yoga e estudantes mostrou que nosso cérebro melhor quando estamos num estado de calma e ao mesmo tempo alerta. Para aprendermos qualquer novo assunto é necessário que estejamos funcionando na freqüência cerebral Alpha (8-12Hz), ou Beta (11-15Hz), o melhor estado seria entre Alpha e Beta. Aqui o corpo está relaxado mas o foco é fácil de manter. Foi notado que a mente que pratica Yoga tem uma habilidade maior de entrar nesse estado. 

De acordo com NeuroHealth, neuropsicólogos clínicos certificados para analisar dados referentes ao funcionamento do cérebro, nosso cérebro usa 13Hz (alfa alto ou beta baixo) para inteligência “ativa”. Frequentemente, encontramos indivíduos que apresentam dificuldades de aprendizagem e problemas de atenção com uma deficiência de atividade de 13Hz em certas regiões do cérebro que afeta a capacidade de executar tarefas de sequenciamento e cálculos matemáticos com facilidade.

benefícios de hatha yoga para crianças. Efeitos no cérebro

O que nos leva de volta ao Yoga.

Yoga U, um blog sobre bem estar diz que alterações nas ondas cerebrais alfa foram encontradas após a respiração, a meditação e as práticas de yoga baseadas nas posturas.

Os aumentos na ativação das ondas beta foram relacionados principalmente ao yoga baseado na respiração (pranayama). Isso incluiu práticas projetadas para alcançar a ativação (por exemplo, Kapalabhati) e relaxamento (por exemplo, Anuloma Ujjayii).

Ou seja…

Yoga induz a mente ao estado mais efetivo para o aprendizado.

Existe ainda mais benefícios para as crianças na pratica do Yoga?  Sim, MUITOS outros.

Voltando ao cérebro.

Qualquer terapeuta ocupacional vai te confirmar que para acalmar a mente de crianças com baixa regulação é preciso usar o vestibular e o propriocepção juntos, sem entrar na parte científica, vou mostrar empiricamente.

Meu filho tinha altos ataques de nervo, eu comprei uma lycra e coloquei de balanço para os momentos em que ele precisava de ajuda externa. Ele entrava gritando, babando, chorando, e saia calmo, quieto e bocejando.

Esse tipo de atividade usa esses dois sentidos.

Mas você não precisa furar seu teto e colocar uma barra de ferro para acalmar a mente de uma criança.

O Yoga faz isso para você.

Posturas como prancha lateral promove esse tipo de resposta, Cão Olhando Para Baixo também. E claro, Balasana.

benefícios do hatha yoga para crianças e os sentidos vestibular e propriocepção

Hatha Yoga trabalha esses dois sentidos todas as posturas (Asanas) de maneira única. Em Hatha Yoga nós praticamos movimentos que o cérebro não está acostumado levando-o assim a ter que se adaptar. Com essa adaptação o cérebro evolui, e começa e criar novos neurônios. Fenômeno conhecido como Neuroplasticidade.

Integração do Cérebro e Um Cérebro Calmo

Você se lembra dos velhos computadores 386 que tinham que ser organizados, entravamos numa parte do cérebro do computador, apertavamos um botão e essa tela esquisita aparecia onde várias quadradinhos começavam a dançar na tela, e encontravam seu lugar aconchegante. Depois desse processo o computador funcionava melhor.

Hatha Yoga é exatamente isso para o cérebro da criança, com a combinação do uso do sentido de propriocepção e o vestibular o cérebro começa a se organizar. Quando aliamos a respiração e o foco, o cérebro respira com alívio e, finalmente damos a ele uma pausa tão necessária.

os benefícios do hatha yoga para crianças e como ajuda no aprendizado

Domínio da Respiração

Essa questão é imensa e por isso escrevi um artigo somente sobre o efeito da respiração controlada, mas vou explicar o mais básico.

Nosso cérebro é um instrumento incrível, mas primitivo, ainda funcionamos com os mesmo gatilhos que a milhões de anos atrás. O nosso sistema estressor é ativado a partir de situações que percebemos como perigosas. Porém, nossa mente evoluiu nessa percepção, hoje não temos mais medo do leão que vai nos comer, mas sim do leão fiscal, ou da conta alta, ou do trânsito e do relógio que não para.

Para nossas crianças é a mesma coisa, pressões sociais se tornam situações de perigo que ligam o sistema estressor.

O sistema estressor é dominado pela respiração curta e peitoral. O sistema relaxante é acionado com a respiração profunda, e estendido pela expiração longa.

Yoga ensina as crianças a notar a respiração, e a deliberadamente manipula-la para assim dominar o estado emocional.

É sim o famoso, respira fundo, mas melhor que isso, não é apenas informação jogada ao vento, é experiência vivida.

Sem sombra de dúvidas, dominar a respiração e ter consciência sobre tal feito é um dos melhores ensinamentos que uma criança pode receber.

Conclusão:

Yoga deve ser ensinada nas escolas e nos lares de todos. Nossas crianças deviam praticar Yoga todos os dias, diversas vezes por dia, mesmo que somente por 5 minutos.

Pois, de acordo com Bera, M., Barik, A. K., & Bera, T. K. (2017), Hatha Yoga levou a uma melhora nas áreas necessárias para o aprendizado em crianças de idade escolar. 

E pesquisas sugerem que o fornecimento de Yoga no currículo escolar pode ser uma maneira eficaz de ajudar os alunos a desenvolver a auto-regulação, a consciência do corpo e a aptidão física, o que pode, por sua vez, promover competências adicionais de SEL e resultados positivos dos alunos, como comportamentos melhorados, estado, saúde e desempenho (Butzer, B., Bury, D., Telles, S., & Khalsa, S. B. S. (2016)).

Se você tem interesse em iniciar seus filhos no Yoga visite clique aqui e acesse as aulas de Yoga Para Crianças, se inscreva e receba todos os benefícios do Yoga de graça e no conforto da sua casa.

Caso queira receber meus vídeos antes de todos, entre para nossa comunidade! É só colocar seu melhor e-mail aqui em baixo e esperar pelos e-mails com os links dos meus vídeos mais atuais

Siga meus canais para mais Yoga e seus benefícios

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Vamos Mudar?

A vida não é fácil, lá fora é leão comendo leão. Você acha que dinheiro nasce em árvore. Você vai sair assim? Nossa o que

Read More »
Kundalini
Uncategorized
Cainara Burton

O que é kundalini?

O que é Kundalini? Kundalini é bioenergia, é energia viva, consciente. Kundalini Yoga é a preparação do corpo e mente para ascensão desta energia que se encontra na base da espinha.

Read More »


Cainara Burton é instrutora de Yoga certificada em Londres na modalidade Hatha Integral Yoga (200hr) e atualmente estuda Yoga Tradicional com enfoque em Kriya e Kundalini (500hr) na Austrália onde ela mora com seus dois filhos, marido, lagarto e cachorro. Ela é também certificada em Yoga para crianças (50hr). 

Sua paixão é acordar em todos a fagulha divina para que nosso mundo tenha o mais lindo futuro imaginável.

Siga nas mídias sociais.  

Termos e condições | Privacidade | Aviso

Todos os direitos reservados.
Yoga Com Cainara. 2020

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.